Composição da carga horária do currículo 2010-1 da Agronomia

25/09/2012 10:08

O curso de graduação em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da UFSC é presencial e em período integral (manhã e tarde), com atividades de segunda a sexta feira.

A carga horária dos cursos de graduação da UFSC é dada em horas/aula (H/A), sendo que cada H/A corresponde a 1 (uma) aula de 50 minutos por semana. Os cursos de graduação da UFSC têm  18 semanas de aulas por semestre. Isso significa que para cada H/A semanal deve-se levar em conta as 18 semanas de aula, o que resulta na carga horária total da disciplina.

• Composição da carga horária do curso

A carga horária total do curso de graduação em Agronomia do CCA/UFSC, prevista na Portaria 266/PREG/2010,  é de 4770 H/A, sendo assim distribuída:

I. 1368 H/A em disciplinas do Núcleo de Conteúdos Básicos (todas as disciplinas obrigatórias, da 1ª à 3ª fases);

II. 2232 H/A em disciplinas do Núcleo Profissionalizante Essencial (todas as disciplinas obrigatórias, da 4ª à 9ª fases);

III. 360 H/A na disciplina AGR5004 – Estágio Curricular Supervisionado (obrigatória da 10a fase);

IV. 180 H/A na disciplina AGR5003 – Trabalho de Conclusão de Curso (obrigatória da 10a fase);

V. 486 H/A (ou 27 “créditos”) em disciplinas dentre as elencadas nas 4 áreas dos Núcleos Profissionalizantes Específicos (obrigatórias, mas eletivas);

VI. 144 H/A em Atividades Complementares (8 disciplinas de 18 H/A cada, obrigatórias, mas eletivas).

• Como o curso é realizado

O currículo do curso de graduação em Agronomia do CCA/UFSC tem uma sequência de pré-requisitos que tem como referência basilar a disciplina AGR5403 – Vivência em Agricultura Familiar (VAF) da 4ª fase, onde todas as disciplinas do Núcleo de Conteúdos Básicos são pré-requisitos para a disciplina VAF que por sua vez é pré-requisito para o resto do curso.

Ou seja, o aluno tem que cursar todas as disciplinas das 3 fases iniciais para, no primeiro mês de aulas da 4ª fase poder realizar a disciplina VAF, cuja duração é de aproximadamente 25 dias, incluindo uma preparação na primeira semana de aulas e mais 21 dias de permanência na casa de uma família de agricultores familiares previamente selecionada.

Depois de concluir a disciplina VAF o aluno retorna à Universidade e faz as demais disciplinas da 4ª fase de forma concentrada em 12 semanas de aulas, sendo que, a VAF é pré-requisito para todas as demais disciplinas obrigatórias do Núcleo Profissionalizante Essencial, para todas as disciplinas dos Núcleos Profissionalizantes Específicos, para o estágio curricular supervisionado e também para o trabalho de conclusão de curso.

• Especificidades da disciplina AGR5403 – Vivência em Agricultura Familiar (VAF)

A disciplina VAF integra a grade curricular obrigatória do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. A VAF é ministrada na 4ª fase, na transição entre o núcleo de conteúdos básicos e núcleo profissionalizante essencial. Durante a disciplina, o graduando tem a oportunidade de permanecer por três semanas na residência de uma família de agricultor familiar, conhecendo de perto seu ambiente de vida e trabalho para entender sua lógica de funcionamento e de processo decisório.

O conteúdo programático da VAF foi concebido durante a revisão curricular do curso de Agronomia, ocorrida em 1991. Desde a sua implantação até o ano de 2011, a disciplina VAF denominou-se Estágio de Vivência. Essa iniciativa da UFSC representou uma originalidade, já que se tratava da primeira experiência em âmbito nacional. A criação dessa disciplina deveu-se à crescente presença de estudantes de origem urbana, com pouca relação com as realidades rurais. A VAF atende a esse novo perfil estudantil e possibilita uma aproximação da Universidade com a sociedade. De um lado, municípios e agricultores familiares contribuem com a Universidade pública para formar profissionais minimamente conhecedores da realidade da agricultura familiar catarinense, com toda sua diversidade; de outro, a UFSC interage mais diretamente com as comunidades rurais, tornando-se parceira de seu desenvolvimento.

Em 2013 foi lançada a série Retratos da Agricultura Familiar. Por meio desta série professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC procuram discutir o perfil da agricultura familiar de municípios em que a VAF foi realizada, tendo por base as experiências e informações coletadas pelos acadêmicos que participam da disciplina.  Os números já publicados da série podem acessados na página do Laboratório Lemate.