Ingresso no curso

As principais formas de ingresso nos cursos de graduação da UFSC são:

  • Concurso vestibular: realizado uma vez por ano pela COPERVE,
  • ENEM (ou SISU)
  • Transferências e retornos: nos cursos em que há disponibilidade de vagas, a UFSC oferece o ingresso por transferências e retornos, que pode ser realizado uma vez por semestre.

Clique aqui e acesse as comunicações do Departamento de Administração Escolar (DAE) à comunidade externa, referentes às chamadas de vestibular, chamadas pelo SISU e aos editais de transferências e retornos, entre outras informações.

Conforme já informamos na nossa página inicial, alertamos novamente aos interessados em ingressar no curso por transferências e retornos, que são oriundos de cursos de Agronomia, e que já estão acima da 4ª ou 5ª fases em seus cursos de origem, para que atentem à sequência de pré-requisitos do currículo.

Ou seja, o curso de graduação em Agronomia do CCA/UFSC tem por referência basilar a disciplina AGR5403 – Vivência em Agricultura Familiar (VAF) da 4ª fase, onde todas as disciplinas do Núcleo de Conteúdos Básicos são pré-requisitos para a disciplina VAF, que é pré-requisito para o resto do curso.

Ou seja, o aluno tem que cursar todas as disciplinas das 3 fases iniciais para, no primeiro mês de aulas da 4ª fase poder realizar a disciplina VAF, cuja duração é de aproximadamente 25 dias, incluindo uma preparação na primeira semana de aulas e mais 21 dias de permanência na casa de uma família de agricultores familiares previamente selecionada.

Depois de concluir a disciplina de Vivência em Agricultura Familiar o aluno retorna à Universidade e faz as demais disciplinas da 4ª fase de forma concentrada em 12 semanas de aulas, sendo que, a Vivência em Agricultura Familiar é pré-requisito para todas as demais disciplinas obrigatórias do Núcleo Profissionalizante Essencial, para todas as disciplinas dos Núcleos Profissionalizantes Específicos, para o estágio curricular supervisionado e também para o trabalho de conclusão de curso.