Vivência em Agricultura Familiar (VAF)

04/12/2018 10:27
  • Especificidades da disciplina AGR5403 – Vivência em Agricultura Familiar

A disciplina VAF integra a grade curricular obrigatória do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. A VAF é ministrada na 4ª fase, na transição entre o núcleo de conteúdos básicos e núcleo profissionalizante essencial. Durante a disciplina, o graduando tem a oportunidade de permanecer por três semanas na residência de uma família de agricultor familiar, conhecendo de perto seu ambiente de vida e trabalho para entender sua lógica de funcionamento e de processo decisório.

O conteúdo programático da VAF foi concebido durante a revisão curricular do curso de Agronomia, ocorrida em 1991. Desde a sua implantação até o ano de 2011, a disciplina VAF denominou-se Estágio de Vivência. Essa iniciativa da UFSC representou uma originalidade, já que se tratava da primeira experiência em âmbito nacional. A criação dessa disciplina deveu-se à crescente presença de estudantes de origem urbana, com pouca relação com as realidades rurais. A VAF atende a esse novo perfil estudantil e possibilita uma aproximação da Universidade com a sociedade. De um lado, municípios e agricultores familiares contribuem com a Universidade pública para formar profissionais minimamente conhecedores da realidade da agricultura familiar catarinense, com toda sua diversidade; de outro, a UFSC interage mais diretamente com as comunidades rurais, tornando-se parceira de seu desenvolvimento.

Em 2013 foi lançada a série Retratos da Agricultura Familiar. Por meio desta série professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC procuram discutir o perfil da agricultura familiar de municípios em que a VAF foi realizada, tendo por base as experiências e informações coletadas pelos acadêmicos que participam da disciplina.  Os números já publicados da série podem acessados na página do Laboratório Lemate.

• Normas e acordos internos à disciplina VAF

A seguir disponibilizamos arquivo com as Normas e Acordos internos à disciplina de Vivência em Agricultura Familiar: Normas_e_ Acordos_ Internos_VAF