Ingresso no curso
As formas de ingresso nos cursos de graduação da UFSC são:
- Concurso vestibular: realizado uma vez por ano pela COPERVE,
- ENEM (ou SISU)
- Transferências e retornos: nos cursos em que há disponibilidade de vagas, a UFSC oferece o ingresso por transferências e retornos, que pode ser realizado uma vez por semestre.
Clique aqui e acesse as comunicações do Departamento de Administração Escolar (DAE) à comunidade externa, referentes às chamadas de vestibular, chamadas pelo SISU e aos editais de transferências e retornos, entre outras informações.
Chamamos especial atenção aos interessados em ingressar no curso por transferências e retornos, que são oriundos de cursos de Agronomia, e que já estão acima da 4ª ou 5ª fases em seus cursos de origem, para que atentem à sequência de pré-requisitos do nosso currículo e à disciplina AGR5403 – Vivências em Agricultura Familiar (VAF), pois, o curso de graduação em Agronomia do CCA/UFSC tem por referência basilar a disciplina VAF, da 4ª fase, onde todas as disciplinas do Núcleo de Conteúdos Básicos (obrigatórias da 1ª à 3ª fases) são pré-requisitos para a disciplina VAF, que por sua vez é pré-requisito para o resto do curso.
Ou seja, o aluno tem que cursar todas as disciplinas obrigatórias das 3 fases iniciais para, no primeiro mês de aulas da 4ª fase poder realizar a disciplina VAF, cuja duração é de aproximadamente 25 dias, incluindo uma preparação na primeira semana de aulas e mais 21 dias de permanência na casa de uma família de agricultores familiares previamente selecionada.
Depois de concluir a disciplina de VAF o aluno retorna à Universidade e faz as demais disciplinas da 4ª fase de forma concentrada em 12 semanas de aulas. Salientamos que a VAF é pré-requisito para todas as demais disciplinas obrigatórias do Núcleo Profissionalizante Essencial (obrigatórias da 5ª à 9ª fases), para todas as disciplinas dos Núcleos Profissionalizantes Específicos (optativas) e para a 10ª fase (estágio curricular supervisionado e trabalho de conclusão de curso).